Orientações pré-operatórias

Compilamos aqui algumas informações referente ao processo de marcação e realização de cirurgias eletivas (não urgentes).



 

Autorização da cirurgia:

Levar as guias do convênio, relatórios , termo de consentimento e cópias dos laudos dos exames que justifiquem a cirurgia (se for o caso) ao setor de autorizações do hospital em que a cirurgia será realizada. Após análise e liberação pelo convênio, será  gerada uma senha de autorização  para marcação da data da cirurgia. O convênio solicitará ao paciente que informe a senha para a Clínica, ou o hospital vai contactar diretamente a recepção da clínica. Para cirurgias particulares, essa etapa não é necessária.

 

Marcação da Cirurgia

Com a senha em mãos, marcaremos a data e horário da cirurgia, levando em consideração as preferências pessoais do paciente, a disponibilidade de horários no centro cirúrgico e a disponibilidade do Médico.  

Geralmente conseguimos marcar a cirurgia em uma data de 30 à 60 dias após a autorização.

 Após confirmada a data , o paciente deverá marcar uma consulta no SAJ – Serviço de Anestesiologia de Joinville e comparecer com a folha de encaminhamento preenchida, bem como exames de sangue, avaliação pré-operatórias e outros exames (quando solicitados).

 

Na semana da Cirurgia

Avisar o médico se estiver resfriado, com febre , tosse ou qualquer outra enfermidade.

Não ingerir bebidas alcóolicas , cessar tabagismo 30 dias antes. 

Suspenda medicações como: AAS, Clopidogrel, Ticlopidina, anti-inflamatórios, anticoagulantes , medicações emagrecedoras,  anticoncepcional,  vitamina E , vitamina C , Gingko Biloba, Arnika, Ginseng ou outras ervas medicinais por 1 semana antes da cirurgia, pois aumentam o risco de sangramentos.

 

No dia da Cirurgia

Respeite o jejum preconizado pelo médico anestesista (normalmente 8 horas). Medicações de uso contínuo devem ser tomadas com mínima quantidade de água. Compareça ao hospital com 2h de antecedência para internação.

Não usar adornos. Retirar previamente os piercings. NÃO usar maquiagem ou cremes corporais. Homens devem raspar bigode para cirurgias nasais.

Lembrar de levar consigo exames solicitados para cirurgia, como  por exemplo tomografia, ressonância magnética , exames de sangue, audiometrias e raio-x.

Agende uma consulta